Realidade virtual no design de interiores
O que antes era um sonho futurista, hoje já se tornou realidade.
Designers de interiores e realidade virtual tem todas as ferramentas para caminhar lado a lado. Essa realidade irá ajudar designers e consumidores a clarear melhor suas ideias. Além disso, pode ser uma excelente estratégia sustentável, contra descarte de materiais desnecessários e uma nova forma de adaptação positiva.
Uma nova experiência
A realidade virtual nos traz uma nova perspectiva de como abordamos as coisas. Praticamente saímos de uma dimensão e submergimos em uma nova, essa é a ideia. Alguns itens são necessários para a experiência, como o óculos headset e em alguns casos o controle também, dependendo da plataforma e funcionalidade.
A realidade virtual abriu novos horizontes para muitas áreas criativas e uma destas áreas é o design de interiores, permitindo ao designer e arquiteto desenvolver objetos inteligentes e interativos, ativando diversos fatores sensitivos de quem observa.
Além da realidade
A realidade virtual é de fato algo ainda difícil e muito novo para ser digerido, mas aos poucos, muitas empresas, principalmente de jogos, estão entrando cada vez mais fundo neste universo.
Abrir a câmera do seu celular e poder enxergar o item no local onde deseja é incrível. A tecnologia teve sua alta em alguns jogos como Pokemon Go, onde o usuário através de sua câmera era possível ‘’caçar’’ Pokémons e vê-los em qualquer ambiente. Com isso, empresas de móveis começaram a desenvolver uma plataforma com o mesmo intuito, porém, de objetos para ambientes.

Nossa realidade está alterada
Imagine, de onde estiver, poderá ver o móvel que gosta em realidade aumentada e encaixá-lo no ambiente escolhido? Pois é, isso não é mais filme de ficção científica e sim, realidade.
Os benefícios são enormes quando compreendemos o que está acontecendo e abraçamos a ideia ainda mais. A imaginação vai muito além, você pode criar, movimentar, aumentar, ver medidas e por fim, escolher qual melhor decoração. Se você é designer, seu mundo com certeza irá balançar, mas da melhor maneira. Imagine uma apresentação 3D para seu cliente, direto da casa dele e através do seu aparelho celular?
A única necessidade será movimentar seus dedos na tela. Incrível né? O que parece a todos um filme de ficção científica, para designers, artistas digitais e outros
Criativos, é apenas mais uma ferramenta.
A evolução depende de você
A tecnologia sempre vai mais longe e de forma mais acelerada por um único motivo: o consumidor. Quanto mais ele procura, entende e deseja, naturalmente ocorre uma progressão.
Quando o assunto se trata de um ambiente decorado de forma precisa, rápida e personalizada e até mesmo padronizar o Feng Shui, o consumidor será bem preciso em sua escolha.
Conheça todos os nossos objetos para seus ambientes
Compre em outra dimensão
Em momento de pandemia, os consumidores estão mais estratégicos, exigentes e decididos e possivelmente mais cautelosos sobre suas saídas. Devido a essas causas, a realidade virtual mais uma vez se mostra benéfica para compras online. Uma experiência digital, com sensações reais, direto de sua casa.

Sustentabilidade
Com a realidade virtual e aumentada, o designer pode criar suas peças e evitar desperdícios de materiais. Pode até mesmo junto ao cliente, personalizar melhor sua criação, diminuindo as chances de rejeição do mesmo. Além disso, o cliente que escolher a realidade aumentada, evita muitas saídas e diminui a emissão de carbono, sendo super sustentável.
A revolução Hi-Tech começou
Aos poucos, a ideia de tornar a casa cada vez mais tecnológica já está presente. A pandemia acelerou o processo tecnológico, devido a mais pessoas ficarem em suas casas e ampliarem suas necessidades. Logo, a realidade virtual, Metaverso e realidade aumentada farão parte de diversas marcas, e os consumidores já estão prontos para isso.
A sustentabilidade já não é mais um diferencial, é necessidade mundial, assim como a criação de objetos que sejam inteligentes e se adaptem em diversos ambientes e com múltiplas funcionalidades. O objetivo é entrar na onda virtual e aproveitá-la de forma positiva. A revolução digital começou, você está pronto(a)?
